Qual a principal fabricante de motos elétricas do mundo, você sabe?
Desde já, essa fábrica promete fabricar uma moto elétrica a cada 2 segundos. Olha que são mais de 3 mil robôs em operação em sua planta fabril, por isso, essa missão produtiva é possível.
Estamos falando da Ola Eletric, surpreendentemente uma montadora indiana. Até pouco tempo, essa era apenas uma empresa de compartilhamento de veículos. Vamos conhecer um pouco mais? Acompanhe!
Veja sobre a principal fabricante de motos elétricas do mundo
Primeiramente, sobre a principal fabricante de motos elétricas do mundo, ela fica localizada no estado de Tamil, no sul da Índia.
Dentre algumas características dessa empresa, estão:
- A empresa tem um complexo gigantesco para a montagem de suas motos elétricas. São mais de 200 hectares de extensão territorial.
- Essa fábrica tem em seu projeto, que consta como fase 2, a fabricação de mais de 10 milhões de motos elétricas anualmente.
- Ela é considerada a maior fabricante de veículos 2 rodas do mundo, isto com 15% da capacidade mundial; ou seja, tudo isso em termos de produção de motos no planeta.
- Além das motos elétricas, essa montadora pretende produzir 2 milhões de carros, anualmente.
- A intenção da empresa é que somente mulheres façam parte do time de produção, a empresa espera empregar 10.000 mulheres, se tornando a maior fábrica comandada por mulheres, inclusive na sua direção.
- A empresa terá 10 linhas de produção em seu complexo e são mais de 3.000 robôs cuidando dos processos produtivos da mais alta precisão e eficiência, desde fases de montagem, soldagem e pintura.
Além de a empresa ter como intenção ofertar 10 mil novos empregos em sua fábrica, em Tamil Nadu.
Essa empresa justifica empregar mulheres, devido a busca por oferecer oportunidades econômicas à elas, a fim de ajudar suas famílias e toda a comunidade.
Então para os dirigentes dessa empresa, alguns estudos mostram que empregar mulheres pode elevar o PIB da Índia em 27%.
A empresa e sua preocupação com a sustentabilidade
E segundo o CEO da empresa, Bhavish Aggarwal, em suas operações, estão em mais de 0,8 hectares de floresta. Isso visa uma baixa emissão de carbono em suas produções, buscando ser uma empresa mais sustentável.
A meta da empresa é de zero emissão de carbono, então tudo indica que o planeta agradece.
As promessas é de que essa fábrica seja uma das mais sustentáveis do mundo.
Veja também:
- Afinal ,você sabe do que é feita a bateria das motos elétricas? Confira aqui!
- Preciso emplacar a moto elétrica?
- Precisa de CNH para pilotar a moto elétrica?
Principal fabricante de moto elétrica do mundo: os modelos de motos
Os modelos de moto elétrica da principal fabricante de moto elétrica do mundo têm como base a Appscooter, com inspiração na empresa holandesa Etergo. Esta empresa foi comprada pela Ola, em maio de 2020.
Até agora esse é seu modelo principal da linha de produção da empresa, a Appscooter.
Alguns de seus modelos de produção chegam a 45km/h em menos de 4 segundos, incrível!
Seu torque é de 13,6 mkgf e ganha boa notoriedade, considerando as motos tradicionais.
Além de que alguns modelos fazem até 240 km, tendo sua bateria completa. Seus modelos contam ainda com um console digital completo para orientar o usuário.

Outros destaques da Ola Eletric
As motos elétricas dessa empresa são mais voltadas para exportação.
Porém, essa empresa, a principal fabricante de motos elétricas do mundo, ainda é destaque em sua linha de baterias e com definição de pontos de recarga por toda a Índia, ou seja, para cobrir todas as regiões.
Já foram disponibilizados em mais de 400 cidades indianas, um total de 100 mil pontos de recarga e há um aplicativo para essas localizações exatas, ou seja, para orientar o usuário de suas localidades.
Quanto a sua pista de testes
Ainda sobre a principal fabricante de moto elétrica do mundo, a Ola Eletric, além de sua extensa área arborizada, a fábrica conta com uma pista de testes interna e que leva uma cobertura, isso porque as motos elétricas não emitem gases.
Ao mesmo tempo, o telhado da unidade fabril vai levar grandes painéis solares para gerar energia que possa abastecer as necessidades da fábrica.
Quanto ao preço das motos da Ola Eletric
Os preços dessas motos variam, a Appscooter, por exemplo, tem um preço projetado de 3.399 euros ou R$ 22.500, em moeda brasileira.
Mas a boa notícia é que uma produção em larga escala tende a jogar o preço para baixo.
Até agora, não há previsão para a disponibilidade de venda de suas motos no mercado brasileiro, mas como visto, logo essa moto elétrica chega em outros territórios.
Por fim, você viu neste post sobre a principal fabricante de moto elétrica do mundo.
Agora, você sabe mais detalhes dessa fabricante, que é destaque mundial por sua capacidade de produção, mas também pela ousadia na produção em larga escala de uma moto, que é cada dia mais visada, devido sua grande eficiência.
Fique aqui no site e veja mais conteúdos como este de hoje? Combinado?