Início Elétrica x Combustão Moto elétrica x bicicleta elétrica: veja a diferença

Moto elétrica x bicicleta elétrica: veja a diferença

0
Bicicleta x Moto elétrica

Veja a diferença da moto elétrica x bicicleta elétrica, afinal, muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de diferenciar um veículo “duas rodas”.

As bicicletas e motos elétricas são cada vez mais procuradas por quem deseja chegar ao destino, de modo mais conveniente e gastando pouco. Sem contar que elas têm muitas outras vantagens.

Embora é preciso saber mais dessas opções disponíveis no mercado para não incorrer em erros na hora da compra. Vamos aprender mais?

As bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas costumam ter pequenos motores de potência que vão até 350W, isso é definido pelo Contran, de modo a serem consideradas bicicletas.

Uma bicicleta possui um pedal assistido, ou seja, um sistema que assegura que o motor entre em funcionamento se o condutor a pedalar. Sua velocidade máxima costuma ser de 25km/h e não tem aceleração manual.

Seu motor elétrico funciona, então, somente se for pedalado. Uma vantagem é que o condutor da bicicleta elétrica não precisa de habilitação para andar com ela pelas ruas e avenidas.

As motos elétricas

Uma moto elétrica tem baterias elétricas no lugar do tanque e não possui escapamentos. As fábricas produzem os modelos: motocicletas e scooter.

Para quem não sabe, as motos tipo scooter são aquelas lambretas, como as conhecemos.

Uma moto elétrica tem peças mais resumidas, por isso, sua manutenção é menor do que uma moto tradicional. O motor da moto elétrica se situa na parte inferior do seu quadro, e sua transmissão é feita por corrente elétrica.

Outro ponto é que uma moto elétrica tem potência acima de 351 watts e vai até 4 mil watts.

No caso desse veículo, considerado modo elétrica, é necessário ter habilitação categoria A ou ACC (autorização para conduzir ciclomotor), além da moto precisar de licenciamento e registro no Detran do seu estado.

Elas são proibidas de transitar em ciclovias ou calçadas, por exemplo.

A importância de diferenciar a moto elétrica de bicicleta elétrica

Bem, na verdade, sobre o que diferencia a moto elétrica de bicicleta elétrica, não há grandes mudanças, somente quanto à potência. Vale ressaltar que elas precisam ter emplacamento, até por questões de identificação e segurança do condutor.

Para não haver confusão, a bicicleta elétrica também precisa de um motor para impulsioná-la.

E se você tem uma moto elétrica e não tem o emplacamento e licenciamento, pode leva multas e até ter esse veículo “duas rodas” apreendido.

A bicicleta elétrica, conhecida como e-bike, tem uma grande vantagem, já que não exige muitos esforços do condutor.

Veja também:

Moto elétrica x bicicleta elétrica: alternativas mais viáveis

Depois de saber mais da moto elétrica x bicicleta elétrica, entenda que qualquer uma das opções fica viável, isso para quem deseja uma manutenção barata e um tipo de transporte sustentável.

Por exemplo, o Brasil sofre com as oscilações nos preços de combustível, e uma moto elétrica dispensa a gasolina por fazer uso de baterias elétricas.

Já que qualquer delas não emite poluentes nocivos para a atmosfera, em comparação a uma moto a combustão.

Contudo, precisamos considerar que como a autonomia da moto elétrica é menor, é mais seguro andar com ela dentro das cidades ou percorrer distâncias menores.

ListaEmailAD
Se inscreva na nossa newsletter

O que o Contran diz respeito a esses veículos duas rodas?

O Contran deixa claro que não é necessário ter carteira de habilitação, se a bicicleta elétrica tiver potência de até 250 watts e ter uma velocidade de até 25km/h e não possuir acelerador.

Ou seja, se fugir dessas regras e o equipamento ou veículo se enquadrar nas características de uma moto, é necessário ter habilitação e fazer o devido licenciamento da moto elétrica junto às autoridades de trânsito.

E ainda segundo o Código de Trânsito Brasileiro, se for uma moto elétrica, o condutor precisa de apresentar os requisitos como se fosse um veículo comum, no que diz respeito a idade e outras exigências.

É importante ressaltar sobre isso, para evitarmos problemas e não ter, por exemplo, sua moto apreendida e ter que pagar multas.

Conclusão

Por fim, você viu o que diferencia uma moto elétrica da bicicleta elétrica.

Porém, se você está pensando em adquirir qualquer uma dessas, já sabe a diferença entre elas.

Fique aqui no site e acesse outros conteúdos como este de hoje, combinado? Temos diariamente novas informações sobre esse mercado de duas rodas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile