A moto elétrica é melhor do que a combustão?

0
271
A moto elétrica é melhor do que a combustão

A moto elétrica é melhor do que a combustão? Essa é sua dúvida? Fique aqui e aprenda mais!

Quem tem e anda de moto, está pensando mais e avaliando a possibilidade de andar de moto elétrica. Isso porque ela tem grandes vantagens.

Principalmente, as pessoas que querem adotar um novo estilo de vida, faz sentido ter uma moto elétrica. Veja mais nesse post de hoje.

Comparativo do funcionamento da moto elétrica e a combustão

Numa moto a combustão, o motor de combustão interna é o principal mecanismo para locomover a moto. Há uma mistura de combustível e ar, o que provoca uma reação para gerar a energia. Há, então, um tipo de transmissão responsável por fazer a moto a combustão andar.

Já a moto elétrica, a energia que a faz rodar vem de baterias, as quais são carregas em uma tomada comum de energia elétrica. Essa energia da bateria é que vai acionar o motor elétrico e faz a moto andar.

Veja mais, a seguir.

A moto elétrica é melhor do que a combustão?

A moto elétrica é melhor do que a combustão? Primeiramente, pode-se dizer que a moto de motor elétrico é mais eficiente do que a moto tradicional.

Isso porque uma moto elétrica consome cerca de 2 kWh para andar 100 km, já a moto a combustão de 160 cm3, por exemplo, necessita de 2,5 litros de gasolina para percorrer essa mesma distância.

Mas a relação custo x benefício varia de acordo com cada consumidor; se pegarmos uma moto que roda 100km por semana, ao final do mês, o aumento na sua conta de luz será, em média, de R$ 10,00.

Outro ponto é que as motos elétricas costumam ter menos peças e elementos do um uma moto a combustão, e elas têm baixo custo de manutenção.

Veja também:

Qual a tendência do mercado para as motos elétricas?

Segundo a Quince Market, em matéria publicada na Uol, a tendência é o aumento das motos elétricas nas ruas do Brasil e do mundo.

De acordo com essa empresa, a projeção é para um crescimento de 32,5% até o ano de 2030, isso para as motos elétricas e triciclos, por exemplo.

Segundo especialistas, as pessoas estão procurando viver em economias mais sustentáveis e buscando menores gastos com transportes.

Para se ter uma ideia, somente no ano de 2022, no primeiro bimestre, foram emplacados 951 ciclomotores elétricos, com um número de 162 para o mesmo período de 2021.

Então, a tendência é de aumento da demanda por moto elétrica em todo o mundo.

ListaEmailAD
Se inscreva na nossa Newsletter

A moto elétrica e a combustão: veja algumas diferenças

Vejamos algumas diferenças entre esses dois tipos de motos, a elétrica e a combustão.

  • Potência

Uma dúvida comum é sobre a potência da moto elétrica. O que pode mudar conforme o projeto de cada moto, mas as motos elétricas no estilo esportivo podem passar de 200km/h.

  • Autonomia

Um ponto a melhorar e que ainda está sendo estudado nas motos elétricas, é sobre a autonomia das baterias. Afinal, os modelos mais evoluídos rodam no máximo 180km com uma carga.

Depois disso, é preciso recarregar as baterias da moto. Enquanto que uma moto a combustão, se você enche o tanque dá para rodar muito e com segurança.

Ou seja, dá para rodar até 40 km com apenas 1 litro de combustível quando se trata de uma moto tradicional.

  • Manutenção da moto elétrica

A moto elétrica requer menor manutenção, isso porque ela é mais simples que uma moto a combustão.

Por exemplo, a moto elétrica permite não trocar o óleo, velas de ignição e filtros, dentre outros. O seu motor é mais simples e considerando a forma como é projetado, as revisões da moto elétrica são em tempo maior e mais baratas.

  • Eficiência ambiental

Um ponto muito positivo da moto elétrica em relação a combustão, é que o seu motor elétrico permite trazer mais equilíbrio para o meio ambiente.

Ou seja, a energia da moto elétrica é limpa, enquanto que a moto tradicional é movida a combustíveis fósseis, que são um agravante para o aumento do efeito estufa.

Por isso, a moto elétrica vem ganhando mais espaço na vida do brasileiro que se preocupa com a eficiência ambiental.

Conclusão

Em resumo, a moto elétrica tem muitas vantagens, então para dizer qual delas é a melhor, se elétrica ou a combustão, isso é muito relativo, depende do estilo de cada pessoa.

Por fim, você viu se a moto elétrica é melhor do que a combustão.

Como visto, há boas diferenças entre esses dois tipos de motos. Escolher o modelo ideal depende dos valores de cada pessoa. Mas a moto elétrica promete muitas vantagens, dentre elas, a economia.

Fique aqui no site e acesse mais conteúdos como este, combinado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui