Alguns cuidados com a moto elétrica são necessários para que ela tenha uma vida útil maior, e para que ela não te deixe “na mão” ao usá-la para uma viagem, por exemplo.
Somente nos quatro primeiros meses de 2022, o aumento na venda dessas motos, é de 9 vezes em relação ou comparação ao ano de 2019. O principal motivo para isso é sobre a alta no preço de combustíveis.
Você que vai comprar uma, vamos saber de algumas manutenções ou cuidados necessários que precisamos ter com a moto elétrica?
Cuidados necessários com a moto elétrica
Alguns cuidados com a moto elétrica são simples, porém necessários para que ela tenha um desempenho melhor e de modo que sua vida útil seja maior.
Primeiramente, vamos ver sobre algumas formas de conservar sua moto elétrica:
- Bateria carregada e bem conservada
As baterias da sua moto elétrica são uma parte vital e que merecem os devidos cuidados. Uma bateria fornece energia para o motor, faróis, painel etc.
Vamos aprender sobre alguns cuidados com a bateria da moto elétrica:
- Não faça uso de outro tipo de carregador que não seja o da sua moto;
- Veja se a voltagem é a correta, antes de conectar o carregador na tomada;
- Observe o rendimento ou a facilidade de dar partida na moto elétrica, se não estiver funcionando 100%, pode ser que esteja na hora da troca;
- Assim, que a carga da bateria estiver completa, retire da tomada o carregador;
As baterias costumam durar 3 anos, em média, passando disso, pode ser hora de fazer a troca de sua bateria, para manter sua moto elétrica sempre em bom estado de funcionamento.
No mais, o ideal é ter mais de uma bateria para sua moto. Alguns projetos de moto elétrica mais novos já contemplam essa questão.
Veja também:
- 4 Motivos para trocar sua moto à combustão pela moto elétrica
- Veja 5 hábitos que estragam sua moto elétrica
- Cuidados com a moto elétrica: veja todas precauções antes de comprar a sua!
- Quanto gastos da moto elétrica e a combustão
- Tecnologia da moto elétrica: saiba das novidades!
- Parte elétrica da moto
Uma grande vantagem é que essa moto não emite odores e nem poluentes. Parte disso, é devido ao seu projeto da parte elétrica.
O ideal, então, é manter a parte elétrica da moto sempre limpa ou a tendência é gerar problemas de mal funcionamento. E peças sujas e sem a lubrificação devida, tendem a gerar riscos para sua moto.
O cuidado ideal é manter essa parte elétrica longe de resíduos, umidade ou sujeiras. Se isso não for feito, o motor elétrico da moto ou a bateria precisa de esforços extras para continuar funcionando.
E isso pode trazer problemas no futuro, então, invista em limpezas regulares e protetores para esse tipo de moto.
- Ignição
Ao ligar a moto, se a resposta demorar, ou até mesmo tiver que empurrá-la para funcionar, pode ser necessário reparar problemas de ignição. Além de problemas de oxidação dessa parte pode trazer mal funcionamento.
Então, é preciso da manutenção apropriada na ignição da sua moto elétrica.
- Fluídos de freio
A moto elétrica tem como característica, uma transmissão automática continuamente variável e não tem ausência do pedal de câmbio.
Por isso, como a moto não pode ter o apoio das marchas para a redução da velocidade, o sistema de freios da moto pode receber mais exigências ou ficar sobrecarregado.
Por isso, alguns modelos da moto elétrica precisam de mais atenção com o fluído de freio.

Outros cuidados com a moto elétrica
Dentre outros cuidados com a moto elétrica, saiba que é importante observar as recomendações no seu manual. Pode ser que cada projeto de moto demanda um tipo de cuidado específico.
Observe o item sobre manutenção e revisões preventivas. E se você faz um uso maior de sua moto, por exemplo, a usa para trabalhar todos os dias, pode ser que seja necessário manutenção em curto espaço de tempo.
Inclusive, quanto ao sistema de refrigeração da moto elétrica, saiba que ele pode ser à água ou ar. Esse sistema é que faz com que o motor não esquente além do limite.
Por isso, não pode haver sujeiras que atrapalhem a passagem de ar. E se for à base de água, é preciso ver o limite também.
Saiba, por fim, que não é bom deixar sua moto elétrica muito exposta à poeira, sujeiras, água e outros. Veja no manual, se existem alguns protetores para serem usados, combinado?
Claro que é preciso ainda cuidar quanto a furtos. Por isso, deixe sua moto sempre em local seguro.
Conclusão
Por fim, você viu sobre alguns cuidados com a moto elétrica. Mas reparou como a manutenção e cuidados com esse tipo de moto são bem simples?
Não é nada que você não consiga manter em dia, mas isso para ter um melhor desempenho de sua moto elétrica. E os projetos novos desse tipo de moto, leva muito em consideração as manutenções menos frequentes.
Fique aqui no site para acessar mais conteúdos como este de hoje. Que tal compartilhar esse post com um amigo?