O que é uma moto elétrica? Visão geral sobre o assunto!

1
219
O que é uma moto elétrica

Afinal, você sabe o que é uma moto elétrica? Elas são o futuro do transporte, pois oferecem menores custos de manutenção, em relação a uma moto tradicional.

E para quem deseja chegar mais rápido no trabalho e quer evitar filas no trânsito, essas motos mostram ser uma boa alternativa para quem mora nos grandes centros, principalmente.

No Brasil, elas estão saindo por R$ 14.000, mas em vários modelos, preços, cores, design e outros detalhes. Acompanhe este post e aprenda mais sobre a moto elétrica.

O que é moto elétrica?

O que é moto elétrica é um dos termos mais buscados pelas pessoas, uma vez que elas prometem grandes vantagens, dentre elas, há a economia com custos de combustível.

Elas são diferentes da moto tradicional, pois possuem um motor elétrico que precisa de algumas horas para ficar pronto para rodar, depois de carregar a bateria da moto.

Elas são mais silenciosas do que as motos tradicionais, uma vez que não possuem escapamentos e, com isso, há redução da poluição sonora, de modo significativo.

Como funciona uma moto elétrica?

Uma moto elétrica funciona basicamente por meio de um motor elétrico, que funciona a partir de uma bateria (normalmente feitas de chumbo ou íons de lítio). Então, essa moto não tem um motor de combustão interna.

Em uma moto do tipo scooter, o motor fica colocado acoplado à roda de trás.

As baterias delas ficam no lugar dos tanques de combustível.

E, em vez de ir a um posto de combustível para abastecer, você pode recarregá-la na tomada de energia da sua casa.

Qual a autonomia de uma moto elétrica?

Sobre sua autonomia, isso é relativo, pois depende do fabricante, modelo, marca, ano e outros fatores.

Esse assunto é considerado ainda um problema, pois não dá para andar muito ou fazer viagens longas com uma moto elétrica, pois logo já é preciso carregar novamente.

Uma média geral, é que a autonomia pode chegar a 180km. Depois disso, é preciso recarregar a bateria.

Embora, segundo o Estadão, a empresa italiana Energica vem desenvolvendo um modelo batizado de Experia que promete rodar 400km e atinge 180km/h de velocidade máxima.

Isso é uma inovação no mercado de motos elétricas, pois essa moto italiana tem tecnologia e sofisticação, além de outros diferenciais.

Veja também:

Qual sua velocidade máxima?

A velocidade máxima de uma moto elétrica é de 455 km/hora, mas isso se falarmos da moto mais rápida do mundo, a Wattman da empresa francesa Voxan.

No Brasil, de modo geral, alguns ciclomotores têm velocidade de 50km/hora, outros 70km/hora e alguns chegam a 100km/hora. Os modelos mais avançados chegam a uma velocidade máxima de 180km/h.

Como é a regulamentação da moto elétrica?

É interessante dizer que ela precisa estar regulamentada para rodar e não ser apreendida. Ela precisa disso para estar regulamentada:

  • Registro e licenciamento;
  • Emplacamento;
  • IPVA em dia.

E o condutor tem que ter CNH categoria A para conduzir o equipamento ou ter a autorização para condução de ciclomotor, ACC.

O fabricante deve ter seu modelo reconhecido pelo Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAN). 

ListaEmailAD
Se inscreva na nossa newsletter

Como carregar uma moto elétrica?

Uma moto elétrica pode ser carregada na tomada de sua casa, isso pode levar de 20 a 30 minutos.

No Brasil, os postos ou locais para carregar sua moto ainda são um desafio, pois são poucos ainda.

Embora algumas fabricantes vêm desenvolvendo novas parcerias para aumentar esse número de locais que tenham estrutura própria.

Até porque segundo informações, o carregador desse tipo de moto não é padrão ainda.

Por fim, neste post, você viu sobre o que é uma moto elétrica, suas características, autonomia, vantagens, como funciona e muito mais!

Elas são o futuro do transporte sustentável e promete boa economia, em comparação aos gastos com combustíveis em motos tradicionais.

Aproveite e compartilhe esse post com um amigo? Fique aqui para acessar mais conteúdos como este!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui