É preciso emplacar moto elétrica?

1
265
Emplacamento Moto Elétrica

Afinal, é preciso emplacar moto elétrica? Como fazer isso? O emplacamento de moto elétrica é um dos requisitos para andar com sua moto regularizada?

Elas estão uma demanda cada vez maior no mercado porque as pessoas querem mais economia com combustíveis, praticidade e dar ainda aquela ajuda ao meio ambiente.

Saiba que as motos precisam de registro e de licenciamento, ou você estará de modo irregular e pode ter sua moto apreendida, mas isso você não quer!  Acompanhe a leitura desse post e aprenda mais!

Devo emplacar a moto elétrica?

Antes de tudo, sobre emplacar moto elétrica e outros requisitos, saiba que andar com sua moto irregular pode render R$ 1.500 em multas.

Então, é bom ficar por dentro das notícias sobre o emplacamento de sua moto e outros tipos de ciclomotores, o que é essencial e ainda uma exigência do CONTRAN.

Então sim, você deve emplacar sua moto e o emplacamento da moto elétrica deve ocorrer até 15 dias depois da emissão da nota fiscal de compra.

Isso pode ser feito junto ao Detran de sua cidade. Para isso, é necessário fazer o licenciamento antes, o que é feito nesse mesmo órgão.

Lembre-se que o emplacamento só pode ser feito com a existência do RENAVAN. Veja sobre o RENAVAN, a seguir.

Sobre o RENAVAN

O Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAN) é como se fosse a identidade de seu veículo. Com esse número é possível acompanhar toda a trajetória de seu veículo, da fabricação ao seu descarte final.

Geralmente, esse registro, que contém 11 dígitos, é feito no Detran de cada estado, e partir disso, você já pode licenciar a sua moto elétrica.

Ainda sobre nosso assunto sobre emplacar moto elétrica, o consumidor deve ficar atento, pois caso a moto não tenha homologação, o que é feito pelo fabricante, ele está comprando um equipamento irregular.

Essa homologação é feita pela empresa importadora, é um ato legal que tem seus tramites próprios. Veja, então, se a empresa onde você está comprando é reconhecida e tem boa procedência.

E comprar uma moto sem homologação é entrar numa freia, pois você não consegue emplacá-la.

E a partir do licenciamento do veículo junto ao Detran de seu estado, é que você pode emplacar sua moto. Mas calm, para o emplacamento, os servidores do Detran irão te orientar a respeito.

ListaEmailAD
Se inscreva nossa newsletter

Dicas para emplacar sua moto elétrica

Primeiramente procure o Detran de sua cidade e leve esses documentos para emplacar sua moto elétrica:

  • Nota fiscal de compra da moto;
  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Número do chassi.

O número do chassi vem na sua moto, ele é inserido pelo fabricante. Então se não houver esse número, há algo de errado com sua moto e deve ser investigado.

Ao fazer o licenciamento da sua moto, automaticamente, os servidores do Detran direcionam você para a empresa conveniada do Detran que é responsável por fazer o emplacamento.

Com isso, você fica em dia, com sua moto regularizada e pode conduzi-la sem dores de cabeça ou arriscando levar multas.

Veja também do que é feita a bateria da moto elétrica

O mercado de moto elétrica no Brasil

As motos elétricas já fazem parte do dia a dia de pessoas que moram nas cidades grandes, no Brasil.

A intenção de compra de uma moto elétrica é de 208%, segundo o Mercado Livre, um grande site de e-commerce.

O aumento maior pelo procura desse tipo de moto é na faixa de 50 e 60 cilindradas e no mercado brasileiro; essa moto sai na faixa de R$ 11.000.

Desde já, as pessoas estão se interessando mais por esse tipo de veículo de duas rodas, os quais são muito eficientes ambientalmente e têm suas vantagens econômicas.

Veja aqui a documentação necessária para rodar com a moto elétrica

Segundo a Olhar Digital, em 2027, cerca de 6 milhões de unidades dessas motos estarão sendo produzidas por ano, 6 vezes mais o número de motos com licença no Brasil no ano de 2020.

A grande procura por esse tipo de moto é devido a eficiência econômica, já que fica mais barato carregar uma moto dessa na eletricidade, em vez de abastecer com combustível.

Resumidamente, você viu que, ao comprar sua moto, é preciso emplacar moto elétrica, isso é, ficar em dia com a legislação e andar tranquilamente com sua “duas rodas”.

Finalmente, você viu mais sobre a necessidade de emplacar a moto elétrica no Brasil, as condições e requisitos.

Cuidado para não comprar sua moto sem a homologação devida, pois se isso acontecer você não consegue fazer o emplacamento da moto elétrica.

Fique aqui no site e veja mais posts como este de hoje. Aproveite e deixe abaixo seu comentário?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui