A moto elétrica está homologada no Brasil?

0
1646
A moto elétrica está homologada no Brasil

Afinal, a moto elétrica está homologada no Brasil? É essa sua dúvida? Então, fique com a gente!

Com o constante aumento dos combustíveis, a moto elétrica está sendo cogitada como uma alternativa à mobilidade urbana. Muitos querem essa moto para ir e voltar do trabalho, o que facilita muito.

E você, quer saber mais a respeito da regulamentação dessa moto? Afinal, comprar uma moto sem homologação é, muitas vezes, passar por dores de cabeça e isso você não quer! Acompanhe esta leitura e veja mais!

O cenário da moto elétrica no Brasil

Antes de falarmos se a moto elétrica está homologada no Brasil, veja alguns dados que retratam o cenário desse veículo de duas rodas sustentável.

Segundo o G1, já são 3.062 motos elétricas no Brasil, incluindo as modalidades triciclos e scooters, ou seja, o crescimento foi 9 vezes maior.

Essa moto chama a atenção devido a possibilidade de se fazer economia com combustível, este que sofre muitas oscilações nos preços. Além de outras vantagens dela, é claro.

Somente no Mercado Livre, a procura dessa moto aumentou consideravelmente nos últimos anos.

ListaEmailAD
Se cadastre na nossa Newsletter

O que é a homologação de moto elétrica?

A homologação de moto elétrica é simular a um certificado de garantia, qualidade e segurança que vem do fabricante da moto.

Segundo Rafael Spinolam da Cata Engenharia, se for um fabricante de origem estrangeira, ele precisa de: o certificado ISO 9001, homologação e ter o WMI, que é um código de identificação do fabricante.

Então, um veículo ou moto elétrica para poder comercializar legalmente no país, deve passar por uma análise técnica do órgão responsável, para receber o aval para comercializar o produto.

Com isso, a moto produzida será considerada legal e é terá o licenciamento dela junto ao Detran de seu estado.

Por isso, sempre é importante observar ao comprar uma moto elétrica, se ela está homologada para não incorrer em dores de cabeça no futuro.

Veja também:

A moto elétrica está homologada no Brasil?

Afinal, a moto elétrica está homologada no Brasil?

A resposta é sim, mas isso é feito pela empresa importadora e o fabricante precisa ter procedência e oferecer garantia de segurança, qualidade e outros fatores para a segurança do consumidor.

Para que as motos elétricas tenham registro e fique regulamentadas quando entram no Brasil, elas precisam de passar por um processo junto à Secretaria Nacional de Trânsito. Assim, é possível obter o BIN, base de índice nacional.

A partir do BIN, é possível registrar as motos junto aos Detrans de cada estado.

A partir disso, é que elas serão licenciadas pelo comprador e receber o emplacamento em seguida.

Como são as fases de regulamentação da moto elétrica?

Para rodar nas vias públicas no Brasil, as motos elétricas precisam estar regulamentadas, ou seja, para isso, é preciso passar por alguns processos, tais como:

  • Ter a homologação;
  • Ter o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAN);
  • Ser licenciada junto ao Detran do seu estado;
  • Ter emplacamento;
  • Recolher o IPVA.

Além disso, o condutor deve ter CNH categoria A para poder conduzir esse tipo de equipamento ou ter a autorização para conduzir ciclomotor, ACC.

Por fim, você viu se a moto elétrica está homologada no Brasil. Agora, você sabe que esta moto já está homologada por algumas empresas e você já pode adquirir a sua.

Embora, sempre procure saber da procedência da empresa que está lhe vendendo este equipamento, assim, você se resguarda de um eventual problema futuro.

Fique aqui no site e veja mais posts como este de hoje!

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui