Do que é feita a bateria da moto elétrica?

6
889
Bateria da Moto Elétrica

Do que é feita a bateria da moto elétrica, afinal? As motos elétricas são as que usam motor elétrico, em vez do motor de combustão.

Essas motos possuem seus diferenciais e muitas vantagens, por sinal. E muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao tipo de bateria e composição dessas motos, por isso, fizemos este post.

De acordo os estudos, a baixa autonomia das baterias é ainda um empecilho para a popularização dessas motos elétricas. Portanto, acompanhe esta leitura e aprenda sobre as baterias das motocicletas elétricas.

Como funcionam as motos elétricas?

Antes de falarmos sobre do que é feita uma bateria de moto elétrica, em primeiro lugar saiba que nas motos desse tipo existem um motor elétrico, em vez de um motor à combustão.

Ou seja, as baterias são itens importantes nas motos elétricas, isso porque o funcionamento da bateria, luzes, painel, central eletrônica, navegador e outros itens, tudo depende da bateria.

Além disso, quando é ligada a ignição da moto, a bateria é acionada para jogar energia e começar a movimentar o motor.

E quanto mais se acelera uma moto, mais se gasta a energia da bateria, portanto, cuidado ao acelerar a sua!

Veja como é feita a moto elétrica aqui.

E a autonomia de uma bateria de moto elétrica pode durar de 80 a 200km, em média, ou seja, você pode rodar até 200km sem ter que recarregar a bateria.

Desde já, saiba que as motos elétricas precisam de emplacamento, tem que pagar imposto e tirar a CNH, por exemplo, assim como outro tipo de motocicleta ou veículo.

De que é feita a bateria da moto elétrica?

Até o ano de 2030, a projeção é de que exista um aumento considerável no uso de motos e veículos elétricos. Segundo uma matéria, houve um aumento na oferta de motos elétricas de 90%, em média.

As baterias para motos elétricas funcionam com o uso da eletricidade. Sendo assim, ao comprar uma moto elétrica, é possível carregar sua bateria na tomada de sua residência.

Mas, afinal, do que é feita a bateria das motos elétricas? Saiba que são feitas de chumbo, AGM, gel ou lítio.

Geralmente, as baterias de lítio têm diferenças e benefícios se comparadas às de chumbo, por exemplo, isso em relação a esses fatores:

  • Densidade energética;
  • Ciclo de vida maior;
  • Não necessita de manutenção;
  • Tempo de carga mais rápido;
  • Elas podem ser recarregadas antes de sofrerem a perda total da carga.

Resumidamente, a bateria de lítio possui uma potência e eficiência energética bem melhor.

Confira a documentação da moto elétrica

A bateria da moto elétrica mais usada é a de lítio

Ainda sobre nosso assunto sobre de que é feita a bateria das motos elétricas, a bateria mais usada costuma ser a de lítio, que é o tipo usado nos aparelhos de celular.

As baterias desse tipo chegaram primeiro aos dispositivos de uso eletrônico, para depois chegar para uso nas motos elétricas. Portanto ela traz em sua composição metal e líquido.

Mas sua capacidade de reter a carga é bem maior, em relação aos outros tipos.

Por exemplo, a seguir, outros tipos de baterias.

ListaEmailAD
Se inscreva na nossa newsletter

Alguns tipos de bateria de moto elétrica

Dentre algumas modalidades de baterias de motos elétrica, temos:

Bateria de chumbo

Essa bateria de chumbo é muito comum de ser usada em motos elétricas. Ela possui placas de metal que são imersas numa solução de água com ácido sulfúrico.

É aquele tipo de bateria que até pouco tempo, era necessário levantar sua tampa e completar seu nível de água.

Bateria de AGM

Essa sigla significa absorbed glass matt. Ela funciona com placas de chumbo, porém recebe separadores de lã de vidro juntamente com as placas metálicas.

Além disso, ela costuma ter uma eficiência muito boa em termos de bateria.

Bateria de gel

Para finalizar sobre nosso assunto sobre do que é feita a bateria das motos elétricas, saiba que a bateria de gel eletrolítico substitui a água. Então ela ajuda na redução de perdas de líquido que realiza a conexão entre as placas de chumbo.

Bem como ela pode também durar o dobro do tempo de duração de uma bateria tradicional.

Uma bateria diferenciada? Será?

Segundo matéria do Estadão, numa parceria entre a Horwin Brasil e CBMM, essas empresas criaram a bateria com nióbio, que possibilita recargas mais rápidas.

Por enquanto, ainda existe somente o protótipo da bateria e a chegada da tecnologia ao mercado ocorre no ano de 2024.

Segundo informações, ainda há possibilidade da bateria ser carregada em até 10 minutos e essa tecnologia será testada no Brasil. Por enquanto, hoje, para carregar uma bateria feita com os outros materiais acima, leva a partir de 20 minutos.

Para finalizar, você viu do que é feita a bateria das motos elétricas.

Aos poucos, essas baterias vão sofrendo evoluções, de modo a tornar mais atrativo a aquisição de motos elétricas. Então daqui a pouco tempo, você irá querer comprar uma moto elétrica por causa de sua autonomia!

E, que tal compartilhar esse post com quem precisa?

Fique aqui e veja outros conteúdos de valor como este!

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui