Como carregar uma moto elétrica e suas precauções é um dos assuntos mais buscados pelos fascinados por motos movidas à eletricidade. Isso porque muitos querem adquirir uma moto elétrica e tem dúvida a respeito.
Esse tipo de moto é muito eficiente ambientalmente e há muitos modelos bons, que podem ser carregados com eletricidade, em vez de combustíveis fósseis.
Por esses e outros motivos, esse mercado cresce a cada dia e, com isso, muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como carregar uma moto elétrica. Fique aqui e aprenda mais!
O mercado de moto elétrica no Brasil e no mundo
Antes de falarmos sobre como carregar uma moto elétrica, saiba que a venda desse tipo de produto cresce mais que a venda de carros elétricos.
Segundo a Quince Market Insights, a produção de motos elétricas saltou de 861 mil para 1,14 milhão, no ano de 2021 e segue com projeção de crescimento de 31,8% ao ano.
Veja aqui a documentação necessária para pilotar uma moto elétrica!
Segundo projeções, até o ano de 2027, mais de 6 milhões de unidades de motos elétricas serão desenvolvidas e produzidas anualmente.
Saiba ainda que rodar nesse tipo de transporte fica mais barato e não polui o meio ambiente.
E conforme dados do Mercado Livre, o interesse por esse padrão de motos cresceu muito nos últimos tempos. Isso porque as buscas aumentaram consideravelmente.

Veja como carregar uma moto elétrica
A respeito de como carregar uma moto elétrica, você pode recarregá-la em tomadas comuns de eletricidade, simples assim! Lembre-se de ver a voltagem da tomada, se 110V ou 220V.
E uma dica importante para conservar a bateria, é carregar quando seu nível estiver abaixo de 50%.
Hoje, há no mercado modelos que carregam em até 30 minutos. Embora outras levam mais tempo.
Você sabe do que é feita a bateria da moto elétrica? Veja aqui
A respeito dos pontos de carga no ambiente público ou nas vias públicas, eles ainda são poucos.
A ideia que está sendo desenvolvida, é que os parceiros, por exemplo, possam oferecer essas estações ou equipamentos para cargas.
Onde encontrar pontos de recarga de moto elétrica com mais facilidade?
De acordo com o Estadão, quem está no estado de São Paulo, por exemplo, é mais fácil de achar um ponto de recarga.
Os carregadores para moto elétrica ficam em eletropostos e estabelecimentos parceiros do fabricante da moto.
E como o carregador ainda não é padrão, é necessário encontrar um ponto de recarga que tenha carregador que atenda sua moto elétrica.
Dentre algumas formas de encontrar pontos de recarga para motos elétricas, você tem essas opções de aplicativos:
- Google Maps;
- PlugShare;
- ChargeMap.
Cada um deles tem recursos e funcionalidades diferentes, mas oferecem o melhor em recursos de como mostrar ponto de recarga para sua moto.
Um cuidado a ser tomado por quem tem moto elétrica
Depois de falarmos sobre os pontos de recarga para motos elétricas, saiba que ainda existe um entrave quando o assunto é a autonomia das motos elétricas.
Isso porque as motos elétricas ainda têm baixa autonomia. Ou seja, é possível rodar com esse tipo de moto por até 5 horas, em média.
Por isso, não é recomendado passeios ou trajetos longos, pois talvez você fique sem pontos para recarga de sua moto elétrica.
Por fim, você viu mais sobre como carregar moto elétrica. Agora, você tirou uma dúvida importante e pode até avaliar melhor se adquire ou não uma moto desse padrão.
A demanda ou o interesse das pessoas pela moto elétrica é crescente, e saiba que a tendência é aumentar, devido aos benefícios que estes veículos de duas rodas oferecem.
Aproveite e acesse mais posts como este aqui!